A Associação dos Moradores do Bairro das Rendeiras (antiga Cohab III), pessoa jurídica de direito privado, é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 02 de junho de 1988, conforme registro no Cartório de Títulos e Documentos de Caruaru, sob o nº. 1120, fls. 252/255, do Livro A-11. Tem como finalidade, a representação dos que congregam o Bairro das Rendeiras, perante as autoridades legislativas, executivas, judiciárias e administrativas, bem como as entidades privadas e demais seguimentos da sociedade, primando sempre pela liberdade, autonomia comunitária e a solidariedade entre os moradores. Com sede no centro comunitário na Rua Major João Coelho, s/n – Casarão, Bairro das Rendeiras, com foro no município de Caruaru, Unidade Federativa Pernambuco. Seu prazo de duração é por tempo indeterminado.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

FUNCIONAMENTO NO CARNAVAL.


À Administração do Centro de Compras - North Shopping Caruaru

Referente: Funcionamento no Carnaval

 A Direção do Sindicato dos Comerciários de Caruaru vem, mui, respeitosamente a presença de Vossas Senhorias para informar que tem recebido inúmeros questionamentos e insatisfações sobre o funcionamento do North Shopping Caruaru e do Shopping Difusora no período carnavalesco. Assim sendo, precisamos esclarecer algumas questões: 
            A nossa Caruaru é uma cidade turística, e isto é fato. Porém, a sua atividade econômica principal não é o turismo e, neste sentido, podemos assegurar com toda certeza que, no quesito lazer, somos uma cidade extremamente pobre, o que obriga boa parte de seus habitantes a, no período carnavalesco, buscar outros centros e locais para diversão, ou mesmo, repouso.
             Para se ter um exemplo, Recife, que é a capital do frevo, terá os seus centros de compras (shoppings) fechados no período carnavalesco. O North Shopping em Fortaleza também.
Porém, indo na contramão de tudo que é razoável e desconsiderando que muitos empregados e lojistas já haviam se programado para folga no carnaval, determinam que estes centros de compras funcionem normalmente no período carnavalesco.
Vale ressaltar que, tanto o North Shopping Caruaru quanto o Shopping Difusora, desde que se instalaram em nossa cidade, nunca funcionaram nesta época.
             Por uma questão de transparência registramos que, de acordo com a Legislação e a Convenção Coletiva, nenhum dia de carnaval é feriado. Mas, como o costume é também uma das fontes do Direito, entende-se que o North Shopping não poderá funcionar no período carnavalesco. 
             Se por um lado os senhores afirmam poder funcionar por não estarem cometendo nenhuma ilegalidade, por outro, seria importante verificar que a razoabilidade é também irmã da legalidade.
             Um outro ponto para reflexão é o fato de nosso transporte coletivo e a nossa segurança pública, que já são precários em dias úteis, no período carnavalesco a situação fica ainda mais delicada.
             Apesar de tudo, nós que fazemos a Direção do SINDECC, preferimos acreditar que Vossas Senhorias na condição de Administradores de dois importantes empreendimentos de Caruaru e Região – deverão, neste momento, avaliar em que é que vai se melhorar a relação entre capital e trabalho (comerciários e lojistas) do North Shopping Caruaru e do Shopping Difusora.
Como é público e notório, passamos dois anos sem conseguir celebrar a Convenção Coletiva de Trabalho, o que resultou em muitos prejuízos para muitos comerciários, lojistas e a economia de Caruaru e Região.
Diante do exposto, respeitosamente, advertimos Vossas Senhorias que caso mantenham a decisão de abrir seus estabelecimentos no período carnavalesco, contribuirão para reabrir a ferida nas relações de trabalho entre comerciários e lojistas e, com certeza, serão responsáveis pelos prejuízos nas futuras negociações entre o SINDECC e o SINDLOJA.
                                                                                          Caruaru, 24 de janeiro de 2013.

                                             Milton Manoel da Silva Filho
                                               Presidente do SINDECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário